Central de Relacionamento
0300 100 2020
ÁREA DO ALUNO

ÁREAS: PROFESSOR | COORDENADOR | WEBMAIL

2014-06-13
Já fez o seu teste esse mês e o seu exame este ano?

As formas mais eficientes para se detectar o câncer de mama é o autoexame e a mamografia.

Segundo o INCA (Instituo Nacional de Câncer), o câncer de mama e a enfermidade cancerosa que mais acomete a população feminina no Brasil e no mundo.  

Também vem do governo federal, mais precisamente o Ministério da Saúde,  informações de que se obriga que os serviços de mamografia do país adotem um programa de qualidade e que absorvam o alto custo dos medicamentos para tratamento do câncer de mama.

Há um programa nacional (Programa Nacional de Qualidade em Mamografia ? PNQM), que deve ser adotado em todos os locais em que se realizam diagnósticos resultantes de mamografia no país.  Um dos maiores riscos para quem realiza o exame é a radiação liberada com o Raio X, por isso, o processo exige extremo cuidado.

Capacitar profissionais é uma das prioridades do programa, já que são eles quem realizam os exames e acabam por dar as principais orientações no sentido da prevenção.

Já o medicamento, o trastuzumabe, deverá ser fornecido pelo USS (Sistema Único de Saúde), é o que prevê um plano do governo de prevenção, diagnóstico e tratamento de cânceres. O medicamento é um dos mais utilizados e procurados.

Há várias ações, campanhas preventivas e que tentam mobilizar a mídia em torno do tema, para que façam compreender às mulheres que o autoexame é fundamental na detecção de algum nódulo que lhe pareça estranho e que mereça ser investigado.

ÚLTIMAS
NOTÍCIAS
NUVEM
TAGS